quinta-feira, 14 de junho de 2007

Santo António

Quarta-feira foi dia de Santo António, isso é sinal de grande arraial em Lisboa e de sardinhas ao preço de caviar. É tradição nesse dia oferecer um ramo de manjerico à pessoa amada com um verso, que cena mais amaricada esta de oferecer um manjerico.
Na véspera de Santo António há sempre grande festa nos bairros típicos de Lisboa.
Aqui o senhor deputado andou a investigar e descobriu que o Santo António é festejado em todos os lugares de Lisboa e cada um à sua maneira.
Nos bairros tipo Alfama e Mouraria o pessoal come sardinha assada no pão e oferece lindos manjericos com quadras com esta:

Ò meu amor te ofereço este manjerico
enquanto comes a tua sardinha,
como prova do nosso namorico
pois serás sempre a minha fofinha

Na Damaia também se festeja o Santo António, mas a crew come muamba de sardinha gamada (porque fica cara pra cacete) e as oferendas são diferentes, tais como as quadras:

Esta naifa é pra minha dama
que eu adoro como muamba
mais logo vamos pra cama
curtir os dois pra caramba

Na zona o Restelo o Santo António também é festejado, os senhores e as senhoras comem caviar e oferecem orquídeas com quadras como esta:

Mor, aceita esta flor como presente
enquanto deglutas o teu caviar
pois sabes que sou altamente
e nunca ando por aí a vadiar

Depois deste post pode-se concluir três coisas: primeiro não tenho jeito nenhum para poesia nem para matemática.

Sem comentários: